sexta-feira, 28 de agosto de 2015


Tomás e os amiguinhos

 

Tomás é um menino muito pequenino, mas com um coração enorme. E no seu coração existia uma amiga especial: Sophia, uma linda girafa de borracha! 

De noite e de dia ela era a sua companhia para todos os momentos. Nunca comia sem que tivesse a sua amiguinha por perto. E antes de adormecer, segurava-a com muita força, pois sabia que ela iria tomar conta dos seus sonhos e torná-los ainda mais doces... Adormeciam abraçados e abraçados acordavam para um novo dia. 

Um dia os seus pais foram passear até ao parque do lago. Tomás pegou a sua amiguinha e caminhou pelo parque durante vários minutos. 

Um chuto numa bola que foi pontapeada por outra criança despertou a curiosidade do pequenote que ali ficou por alguns minutos a deliciar-se com a brincadeira de outros meninos.

 Depois, segurou a mão do seu pai e seguiu quase correndo em direcção aos baloiços, mas antes pediu à mãe que tomasse conta da sua amiguinha Sophia, pois precisava das duas mãos livres para se proteger e brincar em segurança.

Enquanto os seus pais o observavam, Tomás brincava radiante da vida. Sim, já era tarde, mas mesmo assim pediu para ficar mais um pouco, tudo isto sem nunca perder de vista a sua amiguinha. Experimentou o escorrega e foram vários os momentos de pura magia que aconteceram naquele parque. Um palhaço apareceu e fez as delícias das crianças que entusiasmadas riam e conviveram, brincando com balões e muitas bolas de sabão. 

Já anoitecia, quando ao passar junto ao lago, Tomás cansado de tanto brincar, deixou cair a sua amiguinha Sophia à água. Triste, o Tomás chorou, chorou porque não tinha conseguido proteger a sua amiguinha e agora não a conseguia encontrar no meio de tanta água. A escuridão da noite tornou mais difícil a sua procura. Seus pais ainda tentaram encontra-la mas todas as tentativas foram em vão. De regresso a casa, Tomás foi todo o caminho a chorar pois sabia que a sua amiguinha Sophia, a girafa de que tanto gostava, tinha ficado sozinha nas águas frias do lago. Os dias foram passando e a tristeza da criança era partilhada por todos os que dele gostavam. Um dia, os pais do Tomás prometeram-lhe que tudo iriam fazer para trazer para casa a sua amiguinha. E assim foi.

Um domingo muito cedo, saíram para passear no parque. Tomás queria tanto encontrar a sua Sophia e quando chegou ao lago olhou e disse a seus pais:

- Num tá! Num tá!

- Pois não, meu amor! – Disse a sua mãe – A tua amiguinha girafa não está.

Enquanto o Tomás e sua mãe conversavam, seu pai ausentou-se daquele lugar e percorreu todo o lago com o seu fiel quatro patas, Max. Já cansados e desanimados por não encontrarem a Sophia, os pais quiseram vir embora mais cedo do parque. Max, ainda não tinha desistido de procurar e ao ver a criança tão triste, ganhou forças, entrou no lago e percorreu junto das margens como se de uma última tentativa se tratasse. Enquanto os pais tentavam animar a criança, e sem que ninguém estivesse à espera, Max, o cão protector, apareceu com a girafa na boca. Tomás, ao ver tamanho quadro, sorriu e correu em direcção ao seu amigo Max. Feliz, beijou o boneco de borracha e abraçou demoradamente o seu cão. Agradecido pelos carinhos, Max encostou a cabeça à criança e sem retirar os olhos da girafa, ali ficaram durante largos momentos.

De regresso a casa, a viagem foi mais alegre e os pais puderam assistir à felicidade do seu filho. Agora sim a família voltava a estar completa.

 

Fim

Fernando Silva

Obs: Conto para crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário