domingo, 12 de setembro de 2010

Raiz da Minha Essência

Prefácio

                Quando me foi pedido que prefaciasse este livro confesso que nesse momento o meu coração jubilou de alegria num misto de orgulho inexplicável. Não hesitei e disse logo que sim, sem conhecer a sua história, o seu conteúdo, pois nada disso no momento me pareceu relevante, mas sim o facto de ser escrito por alguém que me diz tanto, e pelo qual deposito inteira confiança.
                Depois de o ler percebi que é um auto-retrato, deveras importante para o autor e para mim mesma, pois a história que conta é sua e dos seus. Saiu da essência do “Nando”, das suas lágrimas, dos seus sorrisos, das suas aventuras, das suas alegrias, das suas tristezas…enfim do seu mais íntimo.
                Confesso que desconhecia alguns momentos que aqui se relatam, pois embora sejamos do mesmo sangue, não vivi estas passagens, estes tempos, alguns bem difíceis…foi talvez a vantagem ou não de ter sido a mais nova.
“Raiz da minha essência” é baseada nas memórias, nos sentimentos, nos lugares, nas pessoas, nos olhares, nos aromas, no passado e no presente…enfim, numa moldura que o tempo levou, mas que deixou marcas que o tempo jamais apagará.
De facto, a essência de alguém está na raiz, nas raízes, na família, da qual faço parte, à qual me prendo e nas quais me revejo.
A saudade é o sentimento que enquadra esta obra, e talvez por isso se construiu de maneira a tentar preservar uma espécie de património pessoal ou vivências passadas que englobam a memória de um lugar, ou lugares que fazem parte de um povo.
Considero “Raiz da minha essência” um “balão de oxigénio” que permite viajar por momentos que se recusam a desaparecer…






Porque tu és e continuas a ser o único,
 obrigada por nos presenteares desta forma,
 como só tu sabes fazer…



Tua maninha,
Susana

1 comentário: