terça-feira, 22 de maio de 2012

Na Escola para aprender

O Menino e a Escola

Coloca a sacola na mão
Apreça-se para ir à escola
Desce pelo corrimão
Mas não se desfaz da bola

Desce de forma pensada
No corrimão em caracol
Brilha nas pedras da calçada
Como se fosse raio de Sol

Dá dois pontapés na bola
Segue em passo acelerado  
Recebe aqui e ali uma graçola
Este jovem bem-humorado

Pode até ser do calçado
Que descalça a toda a hora
Anda sempre apressado
Com vontade de ir embora


Para as letras é inteligente
Na tabuada, no ditado,
Estes dez reis de gente
Vive sempre avançado

Dos docentes aufere confiança
Tem astúcia é educado
Não deixa de ser a criança
Que anda sempre acelerado

Autor: Fernando Silva

2 comentários:

  1. O menino que vai para a escola!... Quanta saudade de ver os meus alunos a irem ter comigo, ao portão, para me darem o beijinho da manhã!E, assim, de forças renovadas, eu começava o meu dia de trabalho: Feliz por poder encaminhá-los nos sinuosos trilhos da vida.
    Obrigada a todos os meus alunos, pois foram eles que me trouxeram, de novo, ao mundo, depois de tanto sofrimento e perda!...

    ResponderEliminar
  2. Senhora Professora Anita, das suas palavras tão sentidas e enlaçadas de sentimento profundo, delas se depreende o dever cumprido, pelo valor que deu a essas crianças, das quais incluo várias da minha família e tantos amigos que a Senhora ensinou. As saudades são o que ficam dos tempos em que leccionava e os "encaminhava nos sinuosos trilhos da vida". Depois ,quero realçar a simplicidade e a humildade com que lhes agradece por tudo quanto lhe trouxeram, após "tanto sofrimento e perda!...
    Bendito seja Deus que criou seres humanos tão lindos!

    ResponderEliminar