quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mártir S. Sebastião


Hoje dia 20 de Janeiro é o dia dedicado ao Mártir S. Sebastião. O Santo da minha devoção. Na memória recordo a azáfama que os mordomos desta Festas em Honra de S. Sebastião colocavam para que os Vilaflorenses pudessem usufruir de romaria tão querida, tão apaixonante e desejada. Era de facto um dia marcante no tocante ao caris religioso em Vila Flor. Pela manhã os foguetes anunciavam o dia do Mártir, ao qual se seguia todo um programa festivo, no qual nunca faltavam as arrematações de prendas oferecidas pelos Vilaflorenses, com o objectivo de ajudar uma comissão de festas composta maioritariamente por homens. Os bailes de rua no “santinho”, lugar assim chamado pelos habitantes de Vila Flor ou ainda no Terreiro, faziam as delícias do povo que se entregava de corpo e alma a um acontecimento onde todos participavam. São talvez saudades desses tempos, numa mistura nostálgica que hoje recordo com carinho dessas vivências que me trazem à memória momentos tão marcantes. Hoje com bastante desgosto meu, constato que o meu AMIGO que é Santo, não têm o mesmo tratamento de outrora. Tenho em querer que outros tempos outras exigências, possam estar na origem da perca de algum frenesim destas festividades. Porém não queria deixar passar este dia sem lhe dedicar um poema.

Mártir…da minha…santidade 

Do céu, vem uma luz
Que Jesus conduz
É o divino adorado,
O venerável, o atingido
Por mim tão querido,
Santo sacrificado

Glória altíssima
Mártir S. Sebastião
Bondade elevadíssima
Santo de tanta devoção
Tu és, a minha beatitude
Mestre dá-nos saúde
 Em Vila Flor és idolatrado

Espancado até á morte
Com flechas perfurado
Meu amigo dá-me sorte
Quero, por ti, ser abençoado
Mártir Santo Cristão
Perseguido e torturado
Ofereço-te o meu coração
Quero ficar a teu lado

Sempre foste o meu capitão
E num gesto agradecido
Rezo-te uma oração
Atendes-te o meu pedido
Agradeço a Deus o teu existir
Quero venerar a tua excelência
Nada te faz substituir
Porque és a minha reverência 
 
 Autor: Fernando Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário